O que é Ethereum? Vai ser mais importante que o Bitcoin? Entenda

O que é Ehtereum?Bitcoin é a criptomoeda mais famosa e seu reinado permanece firme e forte desde seu surgimento em 2010, mas de acordo com especialistas isso poderá acabar logo. O portal Inc.com escreveu um artigo especulando que o Ethereum (Ether ou Éter) poderá valer mais que o Bitcoin no futuro.

Apesar de não ser uma certeza de que o Ethereum possa ultrapassar o Bitcoin seu valor de mercado (market cap) já chegou a 27 bilhões de dólares na data da publicação desse post. O valor total do Bitcoin já passa de 42 bilhões de dólares.

O que é Ethereum? Como funciona?

Ethereum é uma rede global de computadores interconectados com a função de fiscalizar e validar programas de uma maneira descentralizada. Toda essa operação é distribuída ao redor do planeta e qualquer pessoa pode fazer parte utilizando seu PC. Para entender de uma maneira mais fácil pode-se dizer que o Ethereum é um super computador global.

Esse computador global protege o usuário, pois se o Ethereum fosse usado para guardar seus documentos na nuvem, como o Evernote ou Google Docs por exemplo, seus arquivos ficariam sempre disponíveis e inalterados. É possível afirmar isso pois se os servidores do Evernote ou Google Docs forem hackeados é possível sim, na teoria, derrubar esses serviços e fazer com que você fique sem seus documentos temporariamente ou até mesmo de forma definitiva.

A vantagem de usar um serviço/ferramenta como o Ethereum é que seus arquivos estariam salvos e seguros por todo o planeta.

Na Blockchain da Ethereum os usuários mineram Ether (ou Éter) que nada mais é do que a criptomoeda que alimenta essa rede. Ou seja, os mineradores são recompensados com Ether quando mineram na blockchain da Ethereum.



O que é Ether (Éter)?

Conforme relatamos acima Ether é a moeda gerada por mineradores conectados à rede Ethereum.

Assim como o Bitcoin, o Ether é uma criptomoeda que pode ser utilizada para pagar serviços ou produtos e não requer intermediários para processar ou aprovar suas transações.

Seu preço em julho de 2017 é cerca de 270 dólares mas chegou a valer 400 dólares em junho do mesmo ano, o maior valor registrado até então.

É possível usar essa calculadora online para calcular o valor do Ether / Ethereum para Real.

Contratos Inteligentes (Smart Contracts)

Com o Ethereum é possível desenvolver contratos inteligentes (smart contracts) o que significa que é possível programar códigos para comprar e vender Ether (ETH) de forma automática e personalizada.

Na verdade existe a possibilidade dessa transação ter muito mais detalhes, pois é comparável com um contrato firmado em papel.

Contratos inteligentes te ajudam a transferir dinheiro, propriedades, ações ou qualquer coisa que tenha algum valor de uma forma transparente e sem conflito de maneira automatizada.

Como minerar Ether

Para começar a minerar você precisará de um computador potente para o processo de mineração valer a pena.

É possível minerar usando GPU (placa de vídeo) ou CPU (utilizando processamento) e se você tiver uma placa de vídeo potente isso ajudará bastante.

Confira o vídeo abaixo para mais informações sobre Ethereum mining:

Minerando em Pools

Você pode participar de algumas pools na hora de minerar sua moeda, separamos algumas que estão sendo bastante usadas:

Pool 1: Ethpool

Pool 2: Ethermine

Pool 3: F2pool

Pool 4: Dwarfpool

Carteira (Wallet)

É muito importante você selecionar sua carteira Ethereum antes de começar a minerar.

Sempre dê preferência para wallets de renome e que sejam seguras.

Na nossa opinião essas são as 3 melhores carteiras da atualidade:

1 – Coinbase Ethereum Wallet:

A Coinbase Ethereum Wallet é a nossa preferida. Simples e não tem stress. O processo para se cadastrar é rápido e é bem fácil de usar.

2 – Exodus Wallet:

Com um design sensacional e uma interface bastante amigável, a Exodus Wallet é uma carteira que você precisara instalar no seu desktop e isso pode ser muito vantajoso pois sua key estará segura dentro do seu PC, ou seja, você só terá controle total sobre suas moedas (e também responsabilidade).

Exodus Wallet

3 – MyEtherWallet:

Essa carteira possui um excelente sistema de segurança onde você ao usar a wallet pela primeira vez irá baixar um arquivo (key) que será uma espécie de dispositivo de segurança. No momento que for preciso enviar Ether da sua carteira você terá que fazer upload desse arquivo para concluir a transação. MyEtherWallet é a melhor opção entre facilidade e segurança

Comprar Ethereum no Brasil

Comprar Ether diretamente com dinheiro no Brasil ainda é um pouco complicado.

No entanto é possível seguir os seguintes caminhos:

  • Comprar poder de mineração na Genesis Mining e receber Ether diretamente sem precisar converter seus Reais em Bitcoin. O único lado negativo é que você receberá de forma lenta seu capital investido em forma de Ether todos os dias. O lado positivo é que a tendência de alta deve continuar e por isso esse processo poderá ser bastante lucrativo. Confira mais detalhes nesse post sobre Genesis Mining.
  • Converter seus Reais em Bitcoin utilizando uma corretora nacional como a Foxbit (ou outra). Após os Bitcoins estarem na sua carteira você pode comprar Ethereum (ETH) ou Ethereum Classic (ETC) numa corretora internacional como a Poloniex.
  • Existem outros meios porém esses são mais simples.

Bitcoin vs Ethereum (Ether)

Diferentemente do que muitos acreditam o Bitcoin e o Ethereum foram projetados com propósitos diferentes. O Bitcoin carrega a missão de ser a moeda digital oficial por todos os cantos do mundo, assim como o dólar é hoje em dia.

Já o Ethereum vai bem mais além, onde o Ether (a criptomoeda em si) é apenas um detalhe dentro desse projeto gigantesco.

Ethereum vs Bitcoin

Mas vejamos algumas comparações pontuais:

  • O Bitcoin é muito mais conhecido. Foi a primeira criptomoeda e é utilizada por muita gente. Sua comunidade é muito maior e é mais fácil de ser adotada por uma pessoa leiga.
  • Você pode pagar com Bitcoin por produtos e serviços em muito lugares onde o Ether não é aceito.
  • A plataforma Ethereum foi feita alguns anos depois do BTC visando corrigir alguns erros que vieram com a moeda pioneira e isso anima muitos investidores e entusiastas.
  • O Bitcoin é mais simples de se utilizar.
  • BTC é uma criptomoeda e Ethereum é uma plataforma onde o Ether (a criptomoeda) é apenas uma parte do escopo.
  • Só existirão 21 milhões de Bitcoins. Já o Ether será ilimitado.




Qual a diferença entre Ethereum (ETH) e Ethereum Classic (ETC)

Alguns anos atrás só existia a rede Ethereum e tudo andava bem.

Um belo dia a rede sofreu um ataque digital e muitos investidores tiveram seus valores roubados.

Os desenvolvedores da Ethereum tentaram exaustivamente remediar a situação e então decidiram alterar a blockchain para que os valores pudessem ser resgatados.

Alguns membros da comunidade foram contra essa alteração e assim surgiram as duas versões.

Isso não foi necessariamente ruim pois algumas pessoas continuaram minerando a versão clássica sem alterações (Ethereum Classic – ETC) e outros migaram para sua nova versão (Ethereum – ETH).

Por que Ethereum está subindo?

Existem diversas razões para o Ether estar subindo no ano de 2017, como:

  • A criptomoeda ficou mais conhecida e o público começou a comprar;
  • Diversas empresas famosas como Microsoft, Santander, Intel J.P Morgan estão apoiando o projeto;
  • Pelo fato do Ether estar mais popular, mais corretoras de câmbios (exchanges) resolveram apostar na ideia;
  • É a primeira moeda a ameaçar a soberania do Bitcoin;
  • O interesse popular aumentou exponencialmente;
  • Traders e investidores estão diversificando suas carteiras e comprando Ether;
  • Empresas como a 4G Capital e o game Etheria usam a plataforma Ethereum e outras empresas também estão adotando;
  • É possível utilizar Contratos Inteligentes.