O que é Bitcoin? Descubra suas vantagens e desvantagens

criptomoeda bitcoinBitcoin é um tipo de criptomoeda (cryptocurrency) com características únicas, não existindo nenhuma propriedade física e é armazenada eletronicamente. Ninguém controla de fato a moeda. Bitcoins não podem ser impressos como o Dólar e são geradas por pessoas. Foi o primeiro exemplo de criptomoeda funcional no mundo.

Qual a diferença do Bitcoin das moedas padrões?

O que faz o Bitcoin tão diferente do Real, Dólar e Euro é que ele é totalmente descentralizado. Isso quer dizer que não existe nenhuma instituição que possa controlar o seu uso. Isso quer dizer que o Bitcoin não é vulnerável especificamente a economia de um país. Ou seja, os Estados Unidos não pode controlá-lo de acordo com suas necessidades. E a melhor parte de tudo: você gerencia suas moedas do jeito que quiser.

Vantagens:

  • Baixo risco de inflação – Existirão no máximo 21 milhões de bitcoin em circulação no mundo. Depois disso não existirá a possibilidade de novas moedas serem geradas. E a tendência é o seu valor só aumentar.
  • Baixo risco de colapso – Como é uma moeda descentralizada, nenhum governo poderá fazer com que aconteça uma hiperinflação, acabando assim com o valor da moeda.
  • Seguro, simples e barato – Ao contrário do Mercadopago e Paypal onde os pagadores (compradores) podem abrir uma reclamação e, consequentemente, essas empresas podem “sequestrar” valores da sua conta. Com o Bitcoin não é assim, se o dinheiro já está na sua conta, fique sossegado, pois é ali que ele vai ficar. E também existe a possibildiade de fazer backup e encriptar suas moedas.
  • Não tem como rastrear – A boa notícia é que nenhum governo poderá rastrear suas transações, assim como também não existe a possibilidade de congelar seus valores.
  • Usuário Anônimo – Cada transação é anônima. E os endereços mudam toda hora. E a informação do usuário não fica registrada na transação.
  • Compras sem impostos – Se você comprar algo com Bitcoin, fique tranquilo pois essa compra não gerou nenhum imposto, uma vez que nenhum terceiro poderá identificar, rastrear e interceptar transações.
  • Taxas de transação muito baixas – Como não existem bancos e governos interferindo, as taxas para cada transação são muito baixas. Na hora de fazer uma remessa para o exterior isso pode ser muito vantajoso.
  • Liberdade – Com Bitcoin é possível mandar e receber dinheiro em qualquer lugar a qualquer hora. Sem nenhum stress. Esqueça feriados, dias para compensar o pagamento ou burocracia de algum banco. Com Bitcoin isso não existe.
  • Sem burocracia – É muito fácil criar uma carteira Bitcoin. Você cria em segundos e já pode sair comprando/gerando moedas.
  • Transparência – Toda e qualquer transação fica registrada na Blockchain, que é como se fosse um livro onde ficam todas as transações armazenadas.




Desvantagens:

  • Não tem como rastrear – Assim como pessoas de bem tem a possibilidade de ficar anônimas se assim quiserem, Bitcoin também pode ser usado para o crime. Pessoas podem comercializar drogas e já existem casos de Hackers pedindo resgate de arquivos digitais em Bitcoins.
  • Roubo – Não existe um mecanismo para recuperar moedas roubadas ou perdidas. Se alguem hackear sua carteira, seu dinheiro já era. A melhor maneira de se proteger disso é armazenando suas moedas offline, fora da internet. Mas hoje já existem sistemas onde você só consegue acessar sua carteira se receber um código por SMS e também autorizar o acesso por email.
  • Usabilidade – Embora nos Estados Unidos você possa comprar com Bitcoin em vários lugares, no Brasil ainda é um assunto não muito conhecido, embora hoje em dia já existam várias corretoras que comercializam a moeda.
  • Volatilidade – O preço do Bitcoin muda toda hora. É como se fosse um mercado de ações que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas também existem muitos milionários por causa disso.

Assista a esse vídeo feito por um grande telejornal do Brasil sobre Bitcoin:

Como tudo começou

O Bitcoin foi originalmente criado pelo programador Satoshi Nakamoto. A sua ideia era criar uma moeda digital baseada em teorias matemáticas ao invés de mercados flutuantes. E ele conseguiu isso com sua nova criptomoeda.

A grande verdade é que ninguém é responsável por essa moeda digital. Bitcoin não existe na teoria então não pode ser manipulado por ninguém, muito menos um país. Ao contrário das moedas normais em circulação no mundo, onde cada país imprime mais moeda, sendo assim a inflação aumenta, o Bitcoin é minerado numa rede distribuída. Muita gente pensa que se o Bitcoin pode ser gerado a partir de um computador, então é só gerar muitos, seja por fraude ou outros meios e viver uma vida tranquila. Mas existem muitas regras e regulamentos conhecidos como Bitcoin Protocol. E nesse protocolo diz que o máximo de Bitcoin que podem existir no mundo é de 21 milhões. Nenhuma moeda a mais poderá ser gerada depois desse número ser alcançado. Mas a boa notícia é que essas moedas podem ser fracionadas e uma minúscula fração poderá valer centavos de dólar.

Não esqueça de se inscrever no nosso site e acompanhe nossos posts especiais sobre Bitcoin.

1 pensamento em “O que é Bitcoin? Descubra suas vantagens e desvantagens”

Os comentários estão desativados.