Napoleon Hill: Conheça o Maior Mentor do Sucesso e seus Livros

Napoleon HillO americano Napoleon Hill é considerado o guru do caminho ao sucesso financeiro. Após anos de estudos e entrevistando figuras como Henry Ford, Andrew Carnegie, Thomas Edison e Theodore Roosevelt, Hill descobriu a fórmula para acumular fortunas e conta toda esse experiência na sua maior obra “Pense e Enriqueça” (Think and Grow Rich) publicado inicialmente em 1937 e até os dias de hoje é um dos livros mais vendidos no mundo inteiro. Sua obra ajudou milhões de pessoas e inspirou autores como Og Mandino, Brian Tracy, Dale Carnegie e Anthony Robbins (Tony Robbins).

Infância de Napoleon Hill

Oliver Napoleon Hill (Napoleão Hill) nasceu pobre em Wise County, Virgínia, nos Estados Unidos em uma casa com apenas um quarto. O pequeno Napoleon perdeu sua mãe com apenas 10 anos de idade, vendo seu pai casar novamente pouco tempo depois.

Hill se tornou um garoto rebelde após esses fatos mas para a alegria de muitos isso nada impediu de realizar sua grande missão: influenciar pessoas a se tornarem bem sucedidas.

Sua nova madrasta, Martha, percebeu um grande potencial em Napoleon Hill e começou a incentivá-lo a fazer algo que ele gostasse. Ao perceber seu grande entusiasmo por escrever Hill decidiu seguir a carreira de escritor e Martha o ajudou desde o começo com seus manuscritos.

Martha prometeu dar uma máquina de escrever a Napoleon se ele parasse de andar armado pela cidade aterrorizando a população e ainda disse que se ele fosse tão bom com a máquina de escrever quanto era bom com sua arma seria um grande escritor e faria muito dinheiro. E foi assim que Martha conseguiu convencer Napoleon Hill a desistir da vida rebelde e tentar uma nova profissão.

Mudança de Vida e Finalmente o Triunfo

Aos 13 anos começou sua carreira como escritor para um pequeno jornal local e por causa da sua persistência alcançou seu maior triunfo décadas mais tarde: ser o escritor motivacional mais adorado dos Estados Unidos e do mundo.

Por mais de 20 anos lutou contra todo tipo de dificuldades e desvantagens daquela época para se tornar como é conhecido até hoje. Seu trabalho mais conhecido foi descobrir porque algumas pessoas obtém sucesso financeiro e felicidade e outras não.

Livro: Pense e Enriqueça / Quem Pensa Enriquece (Think Grow Rich)

Também conhecido como Quem Pensa Enriquece, esse livro demorou cerca de 20 anos para ser escrito por Napoleon Hill e aproximadamente 500 pessoas foram entrevistadas, todas extremamente bem sucedidas financeiramente.

Pense e Enriqueça é um clássico para quem deseja achar seu propósito de vida e também ganhar muito dinheiro. Aconselhamos que você leia e depois releia após alguns meses pois são 13 lições e é fácil esquecer após algum tempo.



A seguir vamos fazer o resumo do livro caso você não tenha tempo para ler ou apenas deseja relembrar os 13 princípios básicos para alcançar o sucesso:

Capítulo 1: Desejo

O princípio básico para que qualquer pessoa obtenha êxito em seus objetivos é o ardente desejo de fazer essa meta acontecer. Mas esse desejo vai além de apenas ter fé ou ficar esperando acontecer. Quanto mais dúvidas o indivíduo tiver menos chances terá de fazer seu sonho se tornar realidade.

Sem desejo não vai existir a motivação mínima necessária para que a pessoa comece a fazer as coisas acontecerem, pois ficar esperando não vai ajudar em nada. O desejo ardente é necessário porque ela transforme a ideia em prática que trará resultados.

Quando o indivíduo foca em seu sonho um sentimento de realização toma conta e em breve será possível sentir esse sonho se tornando realidade, o que gera uma sensação maravilhosa, pois será uma prévia de como sua vida seria se seu sonho se tornasse realidade. Somente o desejo fará com que você saia da sua zona de conforto, não esqueça disso.

Capítulo 2: Fé

O desejo de se obter sucesso pode se tornar realidade quando você tem fé em você mesmo para alcançar seu objetivo. Quando uma pessoa acredita que não merece outra e ambas estão em um relacionamento, por exemplo, pode ser muito prejudicial pois esse indivíduo poderá achar que ele é vítima das circunstâncias podendo sabotar a união dos dois.

Nossas crenças são muito poderosas e quase sempre fazem desejos se tornarem realidade. É preciso que você acredite verdadeiramente que você merece o que está pedindo. É a fé que transforma o desejo em realidade.

Repetir afirmações positivas com o tempo as mesmas vão parecer verdadeiras e contribuirão para que suas metas aconteçam.

Por isso é muito importante monitorar e excluir pensamentos negativos.

Capítulo 3: Auto-sugestão

A maior razão por que não conseguimos o que desejamos é que no fundo acreditamos que não merecemos. Precisamos treinar nosso subconsciente para podermos acreditar que somos dignos do nosso próprio sucesso.

Vivemos numa sociedade onde, às vezes, é considerado um crime sonhar grande. A maioria das pessoas trabalha de segunda a sexta num emprego das 8h às 18h e isso não tem nada de errado, mas algumas pessoas podem ter inveja de quem seguiu um caminho diferente, por qualquer razão que seja.

O livro sugere que para se livrar dessas crenças devemos meditar, ir para um lugar tranquilo, relaxar a mente e repetir pensamentos positivos. Com o tempo as sementes plantadas durante a meditação vão se transformar em crenças poderosas.

Anotar em algum lugar suas metas e ler todos os dias ajuda muito no processo de fixar esse pensamentos no subconsciente.

Capítulo 4: Conhecimento Especializado

Se possuir apenas o conhecimento fosse sinônimo de sucesso, os professores seriam os mais ricos do mundo. Somente possuir o conhecimento sem realizar nenhum tipo de ação não transforma ninguém em inteligente ou altamente bem sucedido.

Nos dias de hoje é extremamente fácil ter acesso a qualquer tipo de informação. O que difere dos que obtém sucesso para o que não conseguem nada é a maneira de aplicar o conhecimento especializado.

Para se obter o conhecimento necessário o livro sugere os seguintes passos:

  • Estudar para adquirir o conhecimento na área em que se pretende obter sucesso;
  • Fazer cursos e similares para aprofundar o conhecimento;
  • Fazer networking com pessoas da área escolhida, sejam acadêmicos ou empresários;
  • Criar um grupo “master mind” para discutir ideias e trocar experiências.

Capítulo 5: Imaginação

Qualquer coisa que o ser humano imaginar e acreditar poderá ser alcançado.

A imaginação pode ser muito útil se usada para o propósito certo.

Qualquer negócio ou empreendimento começou porque essa ideia inicialmente surgiu da imaginação de alguém. Por conta disso devemos sempre usar nossa imaginação para criar novas coisas e também pensar como podemos melhorar algo já existente.

O poder da imaginação ajudará no momento que alguns obstáculos e limitações aparecerão e tentarão fazer o empreendedor desistir dos seus sonhos.

Capítulo 6: Planejamento Organizado

Para chegar ao sucesso você precisa de um plano concreto. Um indivíduo sem um plano é como se fosse um motorista em um local desconhecido sem GPS.

Sem direção e/ou meta o resultado final é quase sempre o desastre.

Napoleon Hill descreve os traços dos empreendedores bem sucedidos neste princípio:

  • Coragem sem fim;
  • Autocontrole;
  • Senso de justiça afinado;
  • Estar determinado em fazer planos e alcançar metas;
  • Fazer sempre mais do que o solicitado (extra mile);
  • Demonstrar entendimento, empatia e ser simpático;
  • Assumir toda responsabilidade por seus atos.

Capítulo 7: Decisão

O tipo de decisão que Hill menciona no livro não é aquele tipo que você formula e esquece rapidamente.

Pessoas que geralmente mudam de decisão raramente obtêm êxito. Você precisa acreditar em suas próprias decisões.

Todavia isso não significa que você não possa mudar suas decisões, mas uma decisão que é alterada regularmente não é uma decisão.

Pense bastante até decidir algo e vá até o fim.

Capítulo 8: Persistência

Muitos fracassam na primeira tentativa. A maioria fracassa na secunda tentativa também.

Mas quanto mais fracassos você obter isso só prova o quão determinado você está em alcançar seu objetivo e para isso é só questão de tempo.

Resumindo: você quer e vai fazer o que for necessário e esperar o quanto for preciso para tornar seu sonho realidade.

Capítulo 9: O Poder da Mente Mestra

O grupo formado por você por duas ou mais pessoas com o mesmo objetivo e harmonia (e que compartilham do mesmo sonho e objetivos) se chama Mente Mestra (Master Mind).

Escolha as pessoas certas e será sempre motivado e desafiado ao mesmo tempo e, por consequência, terá mais resultados.

Capítulo 10: O Mistério da Transmutação do Sexo

Napoleon Hill sugere que um homem que tem uma mulher forte ao seu lado terá uma grande ajuda na sua jornada. Hill comenta que uma grande força motivadora para o homem é agradar sua mulher. Por conta disso Napoleon diz que todos temos uma energia sexual poderosa que usamos para atrair pessoas que temos algum tipo de interesse.

Esse princípio poderá ser útil na hora de convencer indivíduos ao seu redor.

Capítulo 11: O Subconsciente

Todos nossos pensamentos surgem de alguma forma no nosso subconsciente. Essa é uma ferramente poderosa que poderá solucionar muitos problemas futuros.

Devemos criar uma imagem própria no nosso subconsciente atingindo nossos objetivos e sendo felizes. E para que isso funcione é necessário fazê-lo diariamente.

Como forma de recompensa o subconsciente irá conceder períodos de inspiração para contribuir na sua empreitada.

O nosso subconsciente funciona dia e noite, até mesmo quando estamos dormindo. Nosso objetivo é enchê-lo de pensamentos positivos, pois pensamentos negativos terão um efeito devastador.



Capítulo 12: O Cérebro

O cérebro humano é incrível.

Quando imaginamos algo nosso subconsciente não consegue diferenciar se é apenas imaginação ou realidade.

Envie para seu cérebro uma tarefa importante e aguarde.

Capítulo 13: O Sexto Sentido

O sexto sentido nada mais é do que nossa intuição ou aquela sensação que devemos fazer alguma coisa.

Essa conexão ficará cada vez mais forte na medida que você comece a praticar meditação e interagir com seu subconsciente.

O subconsciente é o único canal de comunicação com a sabedoria infinita do universo. Quando perguntamos algo ao nosso subconsciente devemos ficar atentos às respostas, que só poderão vir na forma de palpites ou intuições, portanto jamais deverão ser ignorados.

Antes do sexto sentido funcionar, você deverá aprender e aplicar os 12 princípios anteriores.

No vídeo do Youtube abaixo confira o resumo do livro com a narração clássica em português:

Napoleon Hill e a Filosofia do Sucesso

A escada para o sucesso nunca está lotada no topo. Napoleon Hill

A filosofia do sucesso é muito utilizada em cursos de aperfeiçoamento pessoal por todo o Brasil e no mundo. Poucos sabem que na verdade a autoria da Filosofia do Sucesso é de Walter D. Wintle e não Napoleon Hill.

A filosofia, que foi escrita na forma de um poema, já transformou a vida de muitas pessoas e atingiu sua popularidade por causa de Hill através de seu livro original Think Grow Rich (Pense e Enriqueça) em 1937.

filosofia do sucesso napoleon hill

Frases Inspiradoras de Napoleon Hill

Hill também ficou marcado na história por ter criado muitas frases de líderes e de efeito, como:

Força e crescimento vem apenas com esforço e luta de forma contínua

Paciência, persistência e transpiração é a melhor combinação para o sucesso

Grandes conquistas geralmente nascem através de um grande sacrifício e nunca é resultado de um ato egoísta

Se você não consegue fazer coisas grandes, faça coisas pequenas de uma maneira extraordinária

O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo

Uma meta é um sonho com um prazo

Qualquer coisa que a mente humana possa imaginar e acreditar pode tornar-se realidade

Oportunidades sempre vem disfarçadas de coisas negativas ou derrotas temporárias

Ação é a verdadeira medida de inteligência

É verdade que você pode ser mais bem sucedido se ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo

Persistência é para o caráter a mesma coisa que o carbono é para o aço

Os Melhores Livros de Napoleon Hill

Hill escreveu alguns livros durante sua vida, a maioria com excelentes ensinamentos. Preparamos aqui uma pequena lista dos melhores livros escritos por Napoleon Hill:

1 – Pense e Enriqueça (Quem Pensa Enriquece)

quem pensa enriquece

Conforme resumo escrito acima, Quem Pensa Enriquece mudou a vida de muita gente. Após mais de 20 anos de pesquisa, Napoleon Hill escreveu esse livro maravilhoso que tornou muitas pessoas ricas.

Com mais de 30 milhões de livros vendidos, é uma obra-prima que você deveria ter. Clique aqui para comprar.

2 – A Lei do Triunfo / A Lei do Sucesso

Também conhecido como Law of Success (A Lei do Sucesso) nos Estados Unidos é considerado um dos livros de autoajuda mais importantes de toda história, A Lei do Triunfo te empurra para o sucesso pessoal e financeiro em apenas 16 lições.

Fácil de ler e implementar no dia a dia, essa incrível obra foi o primeiro estudo sobre sucesso pessoal no mundo. Com dezenas de dicas que nunca ficarão velhas, esse livro deve estar na sua prateleira! Clique aqui ou aqui para comprar.

3 – Mais Esperto que o Diabo – O Mistério Revelado da Liberdade e do Sucesso

mais esperto que o diabo napoleon hill

Esse livro ficou 72 anos sem ser lançado pois era considerado muito controverso em sua época, pois se trata de uma entrevista com o próprio Diabo.

Foi escrito em 1938 logo após a publicação de Pense e Enriqueça.

Extremamente provocativo, é uma obra com uma perspectiva forte e capaz de inspirar muitos a tomar novos rumos. Seja o dono de sua própria vida ou o “Diabo” tomará conta dela. O leitor poderá ficar atordoado ao perceber que estava sendo manipulado pelo próprio medo por boa parte de sua vida. Clique aqui para comprar o livro.

1 pensamento em “Napoleon Hill: Conheça o Maior Mentor do Sucesso e seus Livros”

Os comentários estão desativados.