Ledger Nano S: a Carteira Bitcoin que Pode Salvar a sua Vida

Depois de anos estudando, fazendo trades e confiando em carteiras online como Xapo e Blockchain, resolvi levar a sério meus investimentos em Bitcoin e outras criptomoedas. Afinal depois do Bitcoin estar sendo cotado como novo “porto seguro” dos investidores e não mais o ouro, só encontrei uma resposta para me sentir protegido: comprar uma carteira hardware, mais precisamente a Ledger Nano S.

Para quem não sabe ter uma carteira hardware (física) é uma das únicas maneiras de manter suas moedas 100% seguras e longe de hackers. Portanto estava mais do que na hora de fazermos esse review.

Ledger Nano S Wallet: O que é?

Ledger Nano S é uma carteira hardware para Bitcoin, Ethereum e outras altcoins.

Ledger Nano S

Com essa carteira física é possível enviar e receber criptomoedas de qualquer computador, ainda que o mesmo tenha vírus ou algum tipo de malware. Sua transação chegará ao destino correto utilizando Ledger Nano S. É só plugar a carteira no PC utilizando um cabo USB e sair usando após feita a configuração inicial.

Ledger Nano S

Primeiras Impressões – Review

A Ledger Nano S chegou da França após 2 semanas de espera devido a grande demanda de usuários querendo comprar.

Por 69 euros é possível comprar a carteira e seu preço é melhor do que a Trezor (89 Euros).

Ledger Nano S acessórios

Dentro da embalagem veio cabo USB, manual, folha para anotar as palavras de segurança e cordões para pendurar a carteira.

Como funciona?

Após plugar no computador a hardware wallet sua configuração inicial durou poucos minutos. Em apenas alguns instantes tudo estava preparado para uso.



A interface da wallet Nano S é bem amigável e muito simples de usar:

Nano S Interface
É possível customizar taxa de mineração com a carteira hardware

Para utilizar a carteira é preciso instalar o Google Chrome e depois baixar a extensão própria, que é o aplicativo que controla a Nano S no PC.

Em caso de roubo ou perda é possível restaurar suas moedas usando suas 24 palavras de segurança em outra carteira. Portanto cuidado, se você esquecer as 24 palavras ou perder o cartão de segurança todas suas moedas ficarão indisponíveis para sempre.

Suporte Multimoedas

Com a Ledger Nano S você poderá armazenar as seguintes moedas:

  • Bitcoin
  • Ethereum
  • Ethereum Classic
  • Litecoin
  • Dogecoin
  • Zcash
  • Dash
  • Stratis

Ledger Nano S vs Trezor

Na minha opinião a Nano S leva grande vantagem pelos seguintes motivos:

  • A Trezor conseguiu ser hackeada pouco tempo atrás devido a uma falha de segurança
  • A Nano S nunca foi hackeada
  • A Nano S é mais barata
  • A Nano S é menor e cabe dentro de carteiras comuns
  • A Nano S é mais discreta e parece uma pendrive normal para a maioria das pessoas
  • A interface da Trezor wallet não é tão boa quanto da Ledger Nano S
  • O único ponto positivo para a Trezor é que está um pouco mais tempo no mercado

Conclusão – Vale a pena uma carteira hardware?

Após usar a Ledger Nano S por alguns dias vi que se tratava de um dispositivo de segurança essencial para todos que querem guardar suas moedas em um local 100% seguro.

Imagine a cena: você virou o mais novo milionário das criptomoedas. Será possível, nesse caso, dormir tranquilo sabendo que para movimentar suas moedas em alguma carteira online depende da boa vontade dessas empresas? Pois as mesmas ficam com sua private key, que é algo extremamente necessário para fazer transações, como se fosse sua assinatura digital.

Ou pior ainda, se seus fundos forem deixados em alguma exchange o risco aumenta ainda mais pois exchanges são alvos constantes de hackers. E milhões de dólares já foram roubados de grandes corretoras.

Adquirir uma hardware wallet como a Ledger Nano S é quase que uma obrigação para a maioria dos usuários, pois quanto mais o Bitcoin aumentar de valor, mais hackers tentarão roubar a moeda.

Lembrando que se você não controla sua própria private key as moedas não são na prática suas. Comprando uma carteira física esse problema é eliminado.

E ao possuir tal dispositivo você ficará imune do governo, exchanges (onde já aconteceu muitas vezes) e online wallets de congelarem retiradas temporariamente ou até de forma permanente.

Vá para a página da Ledger Wallet e compre já a sua. E lembrando que é possível pagar com Bitcoin.