Guia Definitivo do Bitcoin: encontre aqui as melhores perguntas e respostas

Muita gente ainda não entendeu perfeitamente como o Bitcoin funciona e às vezes não é fácil explicar para quem nunca ouvir falar dessa criptomoeda. Somente quem entende os conceitos básicos poderá ver seu verdadeiro potencial e com isso poderá utilizar e desfrutar da maior invenção desde a internet.

Pensando nisso respondemos abaixo as perguntas mais comum sobre Bitcoin!

Banner Bitcoin

A seguir as perguntas mais frequentes sobre Bitcoin:

1 – O que é Bitcoin? Como funciona?

Bitcoin é uma forma de dinheiro digital. Ele foi criado eletronicamente e só existe nesse meio. Ele não é impresso como o Real ou o Dólar. Também não existem notas de BTC.

Por ser descentralizado por natureza, nenhuma organização ou indivíduo pode controlá-lo. O BTC é gerado por pessoas que utilizam um software que resolve problemas matemáticos complexos, sendo esse processo chamado de mineração. É o primeiro exemplo de criptomoeda no mundo.

Ao enviar Bitcoins para outra pessoa a transação ficará gravada num enorme registro público (chamado de ledger). Isso quer dizer que qualquer pessoa poderá ver que a moeda saiu de uma carteira e foi para a outra, embora ninguém de fato  sabe a quem essas carteiras pertencem, pois o BTC foi criado para deixar o seu portador anônimo.

 




2 – Como minerar Bitcoin? Como criar? O que é esse tal processo de mineração? Como faço para gerar?

Minerar BTC não é um tarefa fácil. Longe disso.

Para isso você vai precisar de computadores muito potentes, chamados de Bitcoin miner ou ASIC miner. Eles custam muito caro no Brasil, alguns passando do valor de R$ 10.000,00 somente para você começar a gerar a moeda.

O segundo obstáculo é o custo da energia elétrica no nosso País. Na maioria dos casos a conta da luz poderia vir mais cara que a quantidade de Bitcoins gerada. Ah, e para valer a pena o fornecimento de energia elétrica deverá ser ininterrupto e a internet deverá ser rápida e funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se qualquer coisa der errado você não estará minerando e isso em outras palavras significa prejuízo.

Em muitos casos é melhor você se juntar a uma equipe de mineradores (pool) do que minerar sozinho

A rede Bitcoin recompensa os mineradores pelo esforço computacional de suas máquinas. A recompensa vem em forma de novas moedas ou apenas pequenas taxas por cada transação processada. Quanto mais poder de processamento você tem, maior a sua recompensa, e a velocidade que você minera é calculada em hashes por segundo.

Minere Bitcoins

3 – Qual a diferença entre Bitcoin e Litecoin?

Se para muitos o Bitcoin é o equivalente ao ouro digital… o Litecoin nada mais seria que a prata.

O Litecoin surgiu para ser mais rápido que o BTC e usa o algoritmo de encriptação chamado Scrypt (o BTC utiliza SHA-256).  É mais um tipo de criptomoeda, com algumas diferenças como: o BTC tem um limite de 21 milhões de moedas, o LTC tem de 84 milhões. No BTC cada bloco é processado pelos mineradores a cada 10 minutos, no LTC a cada 2,5 minutos.

4 – O que é Bitcoin Address (endereço)?

O Endereço Bitcoin é uma palavra gigante cheia de números e letras minúsculas e maiúsculas (algo como 123ASDDEWS3GhjtgnW9vfroq21) que você deverá usar na hora de receber pagamentos na sua carteira. Na prática você informará à pessoa que irá te pagar esse endereço e em seguida o pagamento será creditado nele.

5 – Por que o Bitcoin existe?

O BTC é sinônimo de liberdade. É o dinheiro sem fronteiras, é o ouro 2.0. Você pode enviar dinheiro para seu amigo que mora na China num domingo às 3 da manhã. E o dinheiro chegará a ele em minutos. E isso sem precisar falar com ninguém, sem nenhuma burocracia.

É uma ideia tão bonita que nenhum governo pode manipular o BTC. E nenhum poder consegue congelar / penhorar sua carteira.

Caso você não esteja satisfeito com essas explicações confira nesse post uma análise mais aprofundada.



6 – Quando surgiu o Bitcoin? Quem foi que o criou?

Acredita-se que Satoshi Nakamoto começou a desenvolver o conceito da criptomoeda em 2007. Logo no dia 18 de agosto de 2008 o site bitcoin.org é registrado de forma anônima.

No dia 31 de outubro de 2008 um artigo sobre o Bitcoin é publicado e no dia 3 de janeiro de 2009 o primeiro bloco é minerado.

7 – Por que o Bitcoin vale tanto? E por que continua subindo?

Basicamente porque é o preço que as pessoas estão dispostas a pagar pela moeda. Atualmente existem mais pessoas querendo comprar Bitcoins que vender e por conta disso o valor não para de subir.

A mesma explicação vale para quando o Bitcoin está caindo. No caso existirá mais pessoas querendo vender naquele momento.

8 – Quando devo comprar? Ou quando devo vender?

Você não deve adquirir a moeda se não quiser pesquisar bastante sobre o assunto. Especialmente se você precisa do dinheiro que irá investir, pois o BTC é um investimento altamente volátil.

Não existe uma melhor hora de vender pois é praticamente impossível você vender na máxima histórica. O ideal é fazer uma meta e seguir essa meta sem deixar a emoção falar mais alto.

9 – Por que investir em Bitcoin?

No ano de 2016 o BTC foi a moeda que mais valorizou no mundo inteiro de acordo com o Financial Times. E desde 2010 o seu preço vem subindo sem parar.

Você já pode pagar com BTC nos seguintes estabelecimentos nos Estados Unidos: Amazon, Subway, Victoria’s Secret, Zappos, Tesla e outros.

Em 2017 o Japão começou a considerar o BTC como forma oficial de pagamento. A Austrália está desburocratizando e isentando de impostos a sua comercialização.

Bitcoin já possui uma quantidade maior de transações que o Paypal sendo que a última empresa existe há muito mais tempo que a criptomoeda.

10 – Por que usar Bitcoin?

Vamos citar algumas razões: nenhum banco saberá quanto de dinheiro você tem (ele foi criado para o usuário ter privacidade), você não precisa ter uma conta bancária e muito menos pagar taxas absurdas para mantê-las. É rápido, seguro e global… e o melhor de tudo: não existe inflação.

Além disso nenhum governo poderá confiscar / penhorar seus valores. Você também já pensou que uma vez a moeda está na sua carteira, você não precisa necessariamente confiar em mais ninguém? O valor estará lá e não será emprestado para outras pessoas como os bancos tradicionais fazem.

11 – Como o Bitcoin vira dinheiro de verdade? Como vender? Como comprar?

Muitas pessoas se perguntam como faz para transformar o Bitcoin em dinheiro mas na verdade o processo é relativamente fácil:

Você pode vender ou comprar diretamente das corretoras (exchanges) de Bitcoin como: FoxBit, CoinBr ou Bitcointoyou.

Também existe a possibilidade de você se cadastrar num site tipo Localbitcoins e Coinbase onde você se cadastra como vendedor e indica qual o preço está vendendo, então um possível comprador entrará em contato com você.

Não esqueça que você pode vender diretamente para colega e amigos pessoalmente, ou até mesmo para estranhos, mas envolve um certo risco e você deve ficar atento.

Você pode usar o mesmo processo para comprar Bitcoins.

Se você não está morando no Brasil existe uma excelente opção: cartões de débito Bitcoin como o Bitpay Visa Card, Xapo Debit Card e Shift.

Utilizando qualquer cartão acima você pode pagar usando seus Bitcoins em qualquer estabelecimento que aceite Visa e inclusive poderá sacar em dinheiro em qualquer terminal por apenas uma pequena taxa.

12 – Como faço para ganhar Bitcoins?

Essa é uma pergunta bem complicada. Nesse exato momento milhões de pessoas estão minerado a moeda com computadores muito potentes e caros. Não é algo fácil.

Porém existem algumas maneiras diferentes para você fazer isso:

  • Ganhe Bitcoins como forma de pagamento (por seus serviços ou produtos);
  • Ganhe Bitcoins completando tarefas em diversos sites, como Bitfortip ou Coinworker;
  • Compre Bitcoins;
  • Ganhe Bitcoins minerando;
  • Ganhe Bitcoins apostando em sites como Fortunejack.





13 – Como usar Bitcoins? Quais lojas aceitam Bitcoins no Brasil?

Você sabia que já é possível comprar games na steam usando Bitcoins?

A Microsoft já entrou na onda e agora já vende alguns itens específicos utilizando a moeda. A Dell fabricante de computadores aceita já faz algum tempo nos Estados Unidos.

Se você gosta de viajar a Cheapair te leva para viajar utilizando suas criptomoedas. E a Expedia também!

E no Brasil?

Existe uma empresa chamada PagueComBitcoin que pagará seus boletos em troca dos seus Bitcoins. Ah, e eles recarregam celulares também.

Em São Paulo várias lojas já aceitam assim como no Brasil também. O site Coinmap mostra os estabelecimento que aceitam por localização.

Nesse site você terá uma lista mais completa onde encontrar lojas para gastar os seus Bitcoins no Brasil.

14 – Como posso investir meus Bitcoins?

Você pode investir em sites como BTCJam que pagam uma porcentagem sobre a quantidade de BTC investido.

Outro site em que você pode emprestar seus Bitcoins é o BitBond, que promete um retorno de 13%.

Você também pode investir em mineração com a Genesis Mining, que gera um retorno aproximado de 9% ao mês com contratos infinitos.

Existem várias maneiras para ganhar dinheiro usando Bitcoin mas essas são as opções mais famosas.

15 – O Bitcoin é legal no Brasil? Não pode ser considerado crime?

Não existe nenhuma lei que proíba o uso de Bitcoins no Brasil, logo ele é legal.

16 – O Bitcoin é um bom investimento? Alguns dizem que é uma furada  por não ser seguro.

O Bitcoin já deixou muitas pessoas milionárias pelo mundo. E também muita gente já teve seus Bitcoins roubados.

Hoje em dia existem maneiras de você manter suas moedas longe de qualquer perigo usando uma hardware wallet. Mesmo que seu computador esteja infectado com algum tipo de vírus é impossível você ser hackeado. Logo o Bitcoin não é perigoso.

Portando se você é uma pessoa tolerante ao risco, o Bitcoin pode ser um ótimo investimento no médio-longo prazo.

17 – O Bitcoin não é uma fraude? Um esquema de pirâmide?

Não!

18 – Se Bitcoin não é uma fraude ou alguma coisa criminosa, por que hackers utilizam para pedirem resgate em ciberataques? Como por exemplo nos ransomwares

Porque o BTC não é uma moeda física e foi inventado para pessoas usarem anonimamente, tornando muito mais difícil a tarefa deles serem pegos pelas autoridades. Existem seres humanos bons e ruins, no caso os ruins podem utilizar essa tecnologia maravilhosa para o mal.

19 – O Bitcoin é rastreável?

Sim. As transações são rastreáveis pois todas ficam num registro público. No entanto nenhuma transação está associada à uma identidade. Portanto ninguém sabe quem enviou uma certa quantia nem quem recebeu, a não ser que você compre BTC de uma corretora que peça para você se identificar, nesse caso é possível rastrear suas outras transações caso a corretora divulgue os seus dados.

20 – O Bitcoin é moeda de qual país?

O Bitcoin não é a moeda oficial de nenhum país.

21 – Quem usa o Bitcoin?

Qualquer pessoa pode utilizar o Bitcoin. Atualmente muitas pessoas utilizam a moeda, desde jovens até idosos, de todas raças, classe e nacionalidades.

22 – Quem controla o Bitcoin?

Ninguém. O BTC é uma moeda descentralizada.




23 – Quem tem mais Bitcoins no mundo?

Os irmão Winklevoss (aqueles do Facebook) divulgaram que em 2013 compraram o equivalente a U$ 11 milhões.

Por ser anônimo, fica difícil dizem quem tem mais BTCs no mundo. Em julho de 2016 encontraram uma carteira com o endereço  39coweGgC8CPZ6hYL1BBEfc1zqbSfHsprW com mais de 215.000 Bitcoins.

24 – Quem ganha com Bitcoin?

Todos. E quanto mais pessoas quiserem ter, maior vai ser o preço e isso é benéfico a todos (num cenário ideal).

25 – Qual o valor do Bitcoin?

O valor do BTC é volátil e fica mudando toda hora. Um jeito fácil e aproximado para você acompanhar o preço é acessando o site do MercadoBitcoin.

26 – Qual meu endereço Bitcoin?

O seu endereço bitcoin é o mesmo endereço da sua carteira, que você deverá usar na hora de receber valores. E ele geralmente muda a cada vez que você for receber novas transações, por questões de privacidade e segurança.

Para encontrar seu endereço primeiro você terá que ver no site da sua Bitcoin wallet, pois muda de carteira para carteira.

27 – Qual a melhor carteira Bitcoin?

Xapo wallet e Blockchain são consideradas as melhores.

28 – Qual melhor pool para minerar Bitcoin?

BTCC, Antpool e Slush pool são consideradas as melhores.

29 – Qual o melhor minerador Bitcoin?

O melhor minerador hardware atualmente é o Antminer S9.