Confira Aqui Dicas Incríveis para Você Economizar Dinheiro

economizar dinheiroGuardar dinheiro já virou rotina para muitos brasileiros. Outros já preferem gastar suas economias de maneiras bizarras como assinaturas de sites de baixaria ou até mesmo bolsas de 500 mil reais.

Mas na verdade não importa se você já segue rigorosamente um plano ou nunca guardou dinheiro na sua vida, sempre é tempo para começar.

O primeiro passo geralmente é o mais difícil mas após começar sua jornada muitas coisas vão acontecer em seu favor.

Pensando nisso fiz esse post com várias dicas, desde abordagens falando sobre mindset até dicas simples porém extremamente úteis, lá vai:

Como economizar dinheiro no dia a dia

Simples, é só você mudar sua mentalidade. Sabe aquela história que a prática leva a perfeição? Acontece a mesma coisa nesse caso e como muitos diriam “o hábito faz o monge”.

Trate guardar dinheiro como outra conta qualquer

Se você já leu “Pai Rico Pai Pobre” talvez lembre da dica “pague você primeiro”. Confesso que quando li o livro de Robert Kiyosaki não entendi perfeitamente o que ele queria dizer com isso até eu começar a guardar mensalmente uma quantia certa de forma automática.

Provavelmente todo mês você paga uma infinidade de contas, como: celular, energia elétrica, cartão de crédito, condomínio, impostos, curso de inglês e etc, e é exatamente dessa maneira que você deve agir na hora de guardar dinheiro: não interessa se é apenas 50 reais simplesmente encare como uma obrigação.

Não é ideal deixar o dinheiro na conta corrente pois ele poderá desaparecer se não houver o devido controle. Para deixar seu dinheiro seguro sugerimos o seguinte:

  • Transferir para a conta poupança (não pelos juros, somente para separar da sua conta principal)
  • Aplicar em algum fundo de investimentos (renda fixa ou variável)
  • Comprar ações (ações baratas ou fracionadas)
  • Comprar Criptomoedas (alto risco)
  • Sacar o dinheiro e guardar em algum cofre





Resumindo:

Uma vez que seu salário caiu na conta você deve transferir uma quantia a sua escolha antes de começar a pagar as outras contas.

Isso resolve aquele problema “se sobrar dinheiro no final do mês vou guardar”.

Quanto devo guardar todo mês?

Isso depende exclusivamente de você. É possível começar juntando R$ 50,00 ou até mesmo guardar 70% do que você ganha caso não seja preciso pagar aluguel e por algum motivo você possui uma vida enxuta financeiramente falando.

Duas dicas sensacionais para evitar gastar mais

Um dia eu estava lendo alguns posts na internet até me deparar com um artigo que orientava quem quisesse economizar seus recursos a fazer o seguinte:

Dica 1 – O Teste do Estranho

Teste do Estranho em poucas palavras:

Quando você quiser comprar alguma coisa da próxima vez imagine um estranho segurando em uma mão o item que você quer comprar e na outra mão o dinheiro que seria utilizado para adquirir esse item.

Acredito que essa dica funcione pois quando alguém quiser comprar algo sem necessidade e o artigo em questão for caro só de imaginar a cena a pessoa poderá mudar de ideia.

O autor da ideia vai além:

Essa estratégia funcionou comigo pois na hora de almoçar eu estava gastando muito dinheiro. Por U$ 14 eu poderia comprar um sanduíche bom, mas seria muito caro ou poderia comprar um sanduíche medíocre por U$ 9. Quando imaginei um estranho me dando U$ 9 comecei a fazer sanduíches em casa e foi assim que comecei a trazer sanduíches para o trabalho.

Dica 2 – O Teste de Urgência

Essa dica é eficaz para os shopaholics.

Basicamente funciona da seguinte maneira:

A qualquer momento que você estiver perto de comprar um produto, seja na loja ou pela internet, imagine se você usaria o produto logo após o pagamento. Se fosse uma roupa, por exemplo, e  você já saísse usando, beleza. Mas caso o contrário não é aconselhável a compra.

É importante ressaltar que a dica acima não vale para a compra de planos funerários e/ou de cremação.

Mais Dicas Valiosas

  1. Comece a economizar agora. Não existe um momento perfeito. O ideal é começar imediatamente
  2. Qualquer valor vale. Comece pequeno. Comece grande. O importante é criar o hábito e isso fará toda a diferença.
  3. Guarde suas moedas. Junte elas num pote e conte tudo ao final do ano, talvez aquela viagem à praia que você tanto queria poderá ser custeada apenas usando suas moedas.
  4. Guarde mais dinheiro usando sua criatividade. Sabe aquele dia que você ia voltar do bar de Uber mas alguém ofereceu carona e você economizou R$ 20,00? Pois então, esses 20 reais devem ir junto com seu dinheiro guardado ou o pote de moedas.
  5. Transforme dívidas em dinheiro. Pagou a última prestação do financiamento do seu carro? Pronto para comprar alguma coisa nova? NÃO! Continue “pagando” esse dinheiro só que dessa vez ele deverá ir para as suas economias, o que te deixará rico muito mais rápido. Afinal, você já está a pagar essa prestação todo mês, certo?
  6. Escolha um Banco “barato”. Taxas de manutenção de conta podem literalmente comer suas economias. Hoje em dia podemos abrir contas digitais sem custo algum e sem taxas de manutenção! Ou caso você faça questão de continuar com seu banco, ligue para eles e peça taxas mais atrativas. Se não eles não quiserem facilitar sua vida, f*da-se, troque de banco. Estamos no século XXI e vivemos num país onde temos muitas opções.
  7. Não pague anuidade do cartão de crédito. Sério, alguém paga isso? Ah, por causa das milhagens? Não acredito que valha a pena, sinceramente. Elas irão expirar e provavelmente você irá se obrigar a ir numa viagem que nem estava planejada. O Nubank, por exemplo, é um cartão ÓTIMO e sem tarifas (sem falar que é possível falar com o SAC deles pelo próprio aplicativo).