Como Warren Buffett Investiria em Criptomoedas

Investindo que nem Warren BuffettWarren Buffett critica duramente o mercado de criptomoedas (cryptocurrencies) desde seu surgimento. Buffett já foi visto inúmeras vezes dando entrevistas e afirmando que investir em moedas digitais é “dar um tiro no escuro”

Em 2014 e 2017 após o Bitcoin chegar no seu maior preço em toda sua história Buffett voltou a afirmar que investir nisso não é nada mais que uma miragem e que investidores espertos deveriam ficar bem longe de investirem seu dinheiro em Bitcoins e afins.

Por outro lado um gigante que apoia o Bitcoin é o fundador da Microsoft, o visionário e Bilionário Bill Gates, que já investe na criptomoeda há alguns anos. Nesse vídeo (em inglês) você pode assistir o bilionário dando sua opinião sobre como ajudar pessoas pobres que não tem acesso à contas bancárias e como o Bitcoin pode ajudar a acabar com isso.

Mas esquecendo o fato de Warren Buffett não acreditar no potencial das criptomoedas, como podemos aplicar seus ensinamentos nesse mercado tão peculiar?

O Estilo Warren Buffet

A maneira que Buffett encontrou para fazer dinheiro é bem simples:

Invista em coisas que você conhece e acredita e mantenha a longo prazo

Mas como podemos conhecer de verdade algo muito volátil? É possível fazer dinheiro com isso?

O mercado de criptomoedas é muito mais dinâmico e volátil que o mercado de ações mas também já fez muitos milionários mundo afora.

É totalmente possível acumular fortunas seguindo a clássica regra de Buffett:

1) Nunca perca dinheiro 2) Não esqueça da regra 1

Pode parecer loucura seguir esses ensinamentos num ambiente onde uma moeda pode subir 10% num dia e no outro cair 45% mas no início de 2016 quando eu estava comprando BTC a R$ 2.500 vi minhas moedas subirem para mais de R$ 12.000 (incluindo ágio de algumas corretoras) pouco tempo depois.

Foi um acréscimo de aproximadamente 380% e só consegui realizar esse lucro porque: 1) estava investindo em algo que estava estudando por um bom tempo e acreditava em seu potencial e 2) minha visão era longo prazo. Ainda é.



Como Warren Buffett faria

O segredo para ganhar dinheiro com criptomoedas é fazer perguntas inteligentes, pesquisar a moeda que você deseja investir e segurar até seu preço alvo.

Fazer perguntas é uma etapa muito importante na hora de escolher seu investimento. Separamos algumas perguntas pontuais que vão te ajudar na hora de escolher seus ativos digitais:

1. Eu consigo entender essa criptomoeda / tecnologia?

2. Eu usaria essa moeda / tecnologia?

3. Outras pessoas usariam essa moeda / tecnologia nos próximos anos?

4. Eu acredito no potencial dessa moeda/ tecnologia?

Responder “Não” para qualquer pergunta acima é um sinal vermelho e talvez você não deva seguir com seu investimento.

Buffett dedicava muito tempo estudando potenciais empresas para aportar seu dinheiro. Em alguns casos ele ia pessoalmente nas empresas e agendava reuniões com presidentes e diretores financeiros para ter certeza que os relatórios financeiros andavam bem e que havia espaço para crescimento.

Feito isso Buffett investia seu capital e deixava a mágica acontecer – na verdade guardava suas ações a longo prazo e observava a empresa com potencial fazer seu trabalho e prosperar financeiramente.

1 pensamento em “Como Warren Buffett Investiria em Criptomoedas”

Os comentários estão desativados.