Como Vender um Site – Quanto Vale seu Website?

Nos últimos anos se tornou algo muito popular a negociação de sites pela web. Mas apesar da grande procura por esse mercado uma grande parte dos usuários não tem ideia sobre como vender um site. Ou um indivíduo não sabe quanto vale seu website.

Empreendedores se deram conta que um simples espaço virtual pode sustentar seus estilos de vida e aumentar – e muito – a liberdade de cada um.

Em alguns casos a receita de um site pode ultrapassar o salário da maioria dos trabalhadores brasileiros e poucos sabem disso.

Mas após alcançar o sucesso desejado provavelmente concorrentes e outras empresas tentarão comprar seu website. Como proceder nesse caso?

Pensando nisso resolvemos fazer esse post.

Quanto vale meu site?

Vender um website pode ser comparado a vender uma empresa ou até mesmo um imóvel. Se você dedicou bastante tempo e investiu de maneira sábia seus recursos e tempo seu site poderá valer centenas de milhares de reais. Até mesmo milhões. Isso é muito dinheiro. Já imaginou?

Vender sites prontos pode ser uma experiência incrível e muito prazerosa. Apesar de ser normal enfrentar inúmeras perguntas e variáveis até então desconhecidas vender seu website poderá mudar sua vida para melhor.

Mas a verdade é que, apesar de existir algumas maneiras para avaliar o preço do seu site, ele, na prática, vale o quanto o mercado está disposto a pagar.



Como avaliar o preço do seu site

Se o site em questão está gerando algum dinheiro todo mês seja por publicidade, afiliados e etc, nos Estados Unidos a prática mais comum é multiplicar por 12 o faturamento mensal. Mas existem pessoas vendendo website usando uma multiplicação mais generosa: alguns vendem por 24 ou até 36 vezes o valor do faturamento mensal. Tudo depende do quão lucrativo e exclusivo o site é e quanto o comprador está disposto a pagar.

Existem muitos sites e especialistas afirmando que um site deve ser vendido por 5 vezes da média do faturamento mensal. Outros dirão que vale, em média, duas vezes o faturamento do último ano. Portanto não há uma fórmula específica e única.

Dicas como vender site

Vender sites pela internet – Como fazer

Os compradores irão basear-se nas informações de tráfego e também financeiras que você irá fornecer. Para isso é necessário ter implementado em seu site o Google Analytics, que é atualmente a melhor ferramenta para relatórios de tráfego e outras informações importantes.

WordPress

Vender sites WordPress pode ser mais fácil ainda, pois a plataforma é muito conhecida mundialmente. Estima-se que 1 a cada 5 websites usa WordPress, o que corresponde a 20% de todo o conteúdo mundial. Então na hora da venda isso pode ajudar um pouco.

Caso você esteja procurando por dicas sobre como vender um site para um cliente será necessário ter acesso a conta do Google Analytics dele. Se o seu cliente não tiver uma conta no Analytics, crie uma imediatamente.

Na hora de vender seu site é importante ter 3 coisas em mente:

1 – Estatísticas de tráfego:

Os prováveis compradores poderão exigir os seguintes dados na hora da negociação: número de visitantes únicos, país ou região de acesso, crescimento, tráfego vindo de redes sociais ou pesquisa orgânica, palavras-chave (keywords) utilizadas para achar seu site entre outras informações. O Google Analytics fornece esses dados.

2 – Finanças:

Um website nada mais é do que um negócio e se você leva seu site a sério registros financeiros deverão existir. Um relatório detalhado de todas as receitas junto com uma planilha de gastos deve satisfazer a maior parte dos compradores. Todos querem saber da onde o dinheiro vem e para onde o dinheiro vai.

3 – Uma carta de apresentação:

É necessário introduzir aos possíveis interessados o seu website e até mesmo alguns detalhes sobre você. Nessa apresentação deverá constar a história do site, porque você deseja vender, o que seu site tem de especial e mais qualquer outra coisa que possa ajudar a concretizar a venda.

Dicas: Como Vender Sites

Algumas propriedades virtuais são mais fáceis de vender do que outras, mas independente disso as dicas elaboradas a seguir servem para qualquer caso.

Achar um comprador

Essa parte pode ser um pouco complicada. Oferecer seu site para seus próprios concorrentes (vender para outras empresas) pode ser uma boa ideia. Mas também existem outras maneiras, uma delas é botar a venda em algum portal especializado em compra e venda de domínios e sites como o Farmsite no Brasil.

Se o site for em inglês, melhor. O maior marketplace para compra e venda de negócios online atualmente é o Flippa, apontado como uma das melhores ferramentas para comercializar portais no mundo.

Achar comprador para seu site

Colete todas as informações

Conforme mencionado antes, qualquer pessoa que tenha interesse em adquirir seu negócio online vai querer ver o desempenho do mesmo. E a única forma de provar isso é com números e fatos.

Portanto separe um tempo para gerar relatórios que possam satisfazer até mesmo os mais exigentes dos compradores.

E seja honesto em todas as etapas da negociação. Fraudar qualquer tipo de informação poderá gerar grandes problemas.

Defina um preço

Essa é a hora de pensar com a razão e não deixar a emoção tomar conta. Apesar de ter investido talvez centenas de horas no seu espaço virtual, talvez ninguém compre pelo preço que você considera justo.

Essa é a hora de mostrar com planilhas e relatórios o porquê do seu preço.



E… tenha paciência

Alguns vão tentar jogar o preço lá embaixo. Outros estarão dispostos a pagar o valor que você deseja, mas isso pode demorar um pouco.

Portanto não desanime, faz parte da vida esperar pelo momento certo.

Contrato

Após fechar a venda é muito importante deixar claro algumas coisas como: forma de pagamento, quanto tempo você irá dar suporte, que destinado será dado à hospedagem e domínio do site, lista de emails, softwares e qualquer outra coisa que faça parte da operação do website sendo negociado.